segunda-feira, 21 de abril de 2008

Silence Followed By A Deafening Roar (08) - Paul Gilbert


Na seqüência do sucesso de “Get Out of My Yard”, este segundo álbum instrumental, e oitavo solo, do fantástico ‘shredder’ Paul Gilbert tem uma toada bem roqueira, algo muito característico seu, que o diferencia da maioria dos grandes virtuosos da guitarra.
‘Endorsee’ da Ibanez e dono de um timbre muito agradável e particular - e invejado por muitos - Paul abre o álbum com a faixa título “Silence Followed by a Deafening Roar”. Trata-se de rock que combina melodia e técnica apuradíssima de guitarra, ou melhor, melodia com uma grande coleção de técnicas apuradíssimas.
Em “Eudaimonia Overture”, temos harmonias simples recheadas de frases muito criativas, de extremo bom gosto e de solos arrasadores. Ao final segue uma seqüência de arpejos e frases que, apesar de terem muito de Bach, e de lembrarem em alguns momentos Yngwie malmsteen, têm a cara de Gilbert.
“The Rhino” é um rock’n’roll muito bem montado com solos fortes e com ‘riff’ mais uma vez bastante criativo. “Bronx 1971” vai bem na linha rock funk. Destaque para o teclado da Sra. Emi Gilbert que dá um colorido especial a essa boa música.
“The Gargoyle” tem guitarras dobradas num forte estilo Iron Maiden. É o heavy metal do album. Headbanger nenhum deve deixar de curtir. Muita técnica a favor da música, muita palhetada alternada super rápida e energia.
De maneira geral, temos um álbum cheio de diversidade musical, de técnicas afiadíssimas, arpejos, saltos de corda, virtuosismo e criatividade. O trabalho passa vários climas em suas onze faixas, mas em quase sua totalidade é composto por músicas rápidas e energizantes.
A grande maioria das músicas não é chata ou cansativa, algo difícil para trabalhos instrumentais. A única faixa que não cativa é a faixa título. Esse álbum é uma excelente opção para adoradores de rock instrumental, sejam eles músicos ou apenas bons ouvintes.
Faixas do Disco:
1. Silence Followed By A Deafening Roar (3:48)
2. Eudaimonia Overture (4:35)
3. The Rhino (2:46)
4. Norwegian Cowbell (4:06)
5. I Cannot Tell A Lie (3:50)
6. Bronx 1971 (4:04)
7. Suite Modale (2:38)
8. The Gargoyle (4:35)
9. I Still Have That Other Girl (2:52)
10. Bultaco Saturno (4:13)
11. Paul Vs. Godzilla (4:52)

Nenhum comentário: