terça-feira, 22 de abril de 2008

Collector's Item (71) - Grace Slick and the Great Society


No verão de 1965, Grace Slick assistiu a um show do Jefferson Airplane e decidiu formar uma banda. Juntou o marido Jerry, o irmão Darby e alguns amigos e começou o The Great Society. A banda durou apenas um ano e só gravou um single (Somebody to Love), mas foi fundamental pra apresentar a vocalista ao cenário musical de São Francisco.
O Great Society acabou quando Signe Toly Anderson saiu do Airplane e Slick correu pra substituí-la. Essa decisão lhe rendeu um divórcio e talvez algumas brigas familiares, mas também fama, fortuna e um novo marido. Slick levou sua música White Rabbit e a Somebody to Love (de seu irmão) para a nova banda - curiosamente esses foram os dois maiores hits do Airplane.
Depois do sucesso da vocalista, a gravadora resolveu procurar gravações do Great Society e o resultado é o lançamento do Collector's Item em 1971. São gravações ao vivo de apresentações nos clubes da cidade. A banda foi cuidadosamente renomeada para Grace Slick & The Great Society pra vender mais.
Somebody to Love está presente, assim como White Rabbit. É interessante ouvir as primeiras versões dessas músicas (a do coelho está extremamente diferente: mais longa e psicodélica). Tem também uma versão de Nature Boy (aquela que já foi gravada por todo mundo). Imperdível.
(Collector's Item) [Tempo total: 67:25]
01. Sally Go 'Round The Roses
02. Didn't Think So
03. Grimly Forming
04. Somebody To Love
05. Father Bruce
06. Outlaw Blues
07. Often As I May
08. Arbitration
09. White Rabbit
10. That's How It Is
11. Darkly Smiling
12. Nature Boy
13. You Can't Cry
14. Daydream Nightmare
15. Everybody Knows
16. Born To Be Burned
17. Father
Download
aqui

Nenhum comentário: