domingo, 27 de abril de 2008

Discografia Incopleta (71 à 74) - Little Feat


Little feat é uma banda americana formada pelo compositor, cantor e vocalista Lowell George e pelo tecladista Bill Payne mo ano de 1969 em Los Angeles. A banda encerrou os trabalhos após a morte de Lowell George em 1979, retornando a atividade 9 anos depois. A mudança de vocalista 5 anos mais tarde em 1993 foi a 3 encarnação do Little Feat. O som do Little Feat é uma mistura de blues, R&B, country, New Orleans funk, e rock and roll.

Lowell George era (1969-1979)

George era membro do Frank Zappa Mother of Invention quando conheceu Payne. Payne foi convidado a ingressar na banda, mas não aceitou. Eles foram apoiados pelo então membro do Mothers, o baixista Roy Estrada e pelo baterista da banda anterior de George (the factory), Richie Hayward e formaram o Little Feat.

Há 3 lendas sobre o inicio do Little Feat. Uma é que George mostrou a Franck Zappa sua composição “Willin”, e então Zappa mandou ele embora do The Mothers, porque ele achava que George era muito talentoso para ser um simples membro de sua banda, e falou para ele seguir em frente e formar sua própria banda.

A segunda versão é que Zappa o mandou embora por tocar um solo de guitarra de 15 minutos como o amplificador desligado.

E a terceira versão é que Zappa o demitiu porque “Willin” continha referências a drogas (“weed, whites and wine”). Ironicamente, quando “Willin” estava sendo gravada para o 1° álbum do Little Feat, George tinha machucado a mão e não pode tocar, cabendo essa função a Ry Cooder. Esse é um dos motivos de “Willin” ser inclusa no segundo álbum Sailin’ Shoes.

Os dois primeiros álbuns, Little Feat e Sailin’ Shoes foram aclamados pela critica quase de forma unânime. A música “Willin” tornou-se um padrão, posteriormente popularizada pela inclusão no álbum Heart Like A Wheek de Linda Ronstadt’s.

A falta de sucesso comercial levou a separação da banda, Estrada deixou o Little Feat para juntar-se ao Captain Beefheart’s Magic Band. Em 1972 o Little Feat se reformulou como o baixista Kenny Gradney substituindo Estrada. A banda também foi apreciada pela entrada de um segundo guitarrista e vocalista, Paul Barrere, e pelo percussionista Sam Clayton. O estilo da banda foi radicalmente alterado, a banda se aproximou muito ao funk de New Orleans.

Em 1973 foi gravado Dixie Checken, o álbum mais popular da banda, que sofreu muita influencia da música e tendências de New Orleans, o álbum seguinte Feats Don’t Fail Me Now (1974) seguiu a mesma tendência.

Os membros de The Rolling Stones e Led Zeppelin estão entre os muitos fãs fieis do Little Feat. Lowell George era respeitado por elaborar sofisticadas melodias e letras, mas ele é mais lembrado pelo seu exuberante e único Slide estilo e também por sua voz expressiva que influenciou vários interpretes.

O lançamento de The Last Record Álbum em 1975 significou outra mudança no estilo do Little Feat, com Barrere e Payne desenvolvendo um interessante jazz-rock. Mas no álbum seguinte Time Loves A Hero essa influência do jazz-rock foi ainda maior.

Lowell George continuou a produzir os álbuns, porém sua contribuição nas letras diminuiu com essa mudança do grupo para o jazz fusion. Em agosto de 1977, Little Feat gravou um álbum ao vivo em The Rainboe Theatre em Londres e Lisner Auditorium em Washington, DC. Waiting For Columbus é considerado por muitos críticos de rock como um dos melhores álbuns ao vivo de rock de todos os tempos.

Em 1978 o interesse de George na banda começou a diminuir assim como sua saúde. George fez alguns trabalhos que mais tarde iriam se incorporar no álbum Down On The Farm, mas ele também gravou um álbum solo, Thansk, I’ll Eat It Here e declarou que o Little Feat havia acabado. Durante a turnê de Thansk, I’ll Eat It Here em junho de 1979, aos 34 anos George foi encontrado morto em seu quarto de hotel em Arlington, Virginia. Sua Autopsia mostrou que a morte foi causada por um ataque cardíaco oriundo talvez de seu peso e uso de drogas.

Os membros sobreviventes finalizaram e lançaram Down On The Farm antes da dissolução em 1979. Posteriormente uma compilação formada por um álbum duplo contendo raros outtakes e músicas ao vivo, denominada, Hoy-Hoy! Foi lançada em 1981





Little Feat - 1971
http://www.megaupload.com/?d=2JUFKMYZ

http://www.badongo.com/file/8867328





Salin Shoes - 1972
http://www.badongo.com/file/5548352















Dixie Chicken - 1973
http://www.megaupload.com/?d=ZXCCTRK3
http://www.badongo.com/file/8866884


Feats Don't Fail Me Now - 1974
http://www.megaupload.com/?d=ZVE4168Z
http://www.badongo.com/file/8870163





Um comentário:

Caetano do Nascimento disse...

Muito mas Muito bom.
Altamente Recomendado.