domingo, 23 de março de 2008

Tommy (69) - The Who


Quem é que não conheço O Quem? Foi uma das bandas mais importantes pra história do Rock ao lado de outros grandes nomes como Beatles e Rolling Stones, faziam Rock de excelente qualidade com seus intrumentistas de peso :
Pete Townshend - Guitarra, violão, composições, piano & sintetizador em gravações de estúdio
Roger Daltrey - vocais, gaita
Keith Moon - Bateria, percussão
John Entwistle - Baixo, instrumentos de sopro
Pete Townshend era o líder do grupo, compunha boa parte das músicas do Who e tocava guitarra majestosamente, era uma verdadeira figura, Roger Daltrey era a voz do grupo tinha voz forte e marcanta um dos grandes nomes da música, John Entwistle foi o melhor baixista de sua década iventou um jeito novo de tocar além de usar o baixo como instrumento de solo ,com o solo de baixo de 'My Generation' o grande clássico do The Who, o que nãos e fazia antes pois o baixo era usado apenas como um instrumento de apoio, era um exímio baixista e aparentava ser muito na dele, Keith Moon era o louco de pedra além de ser um baterista e tanto, ele fazia do show um imenso solo de bateria de tão insano que tocava.
Lançaram vários CDs o primeiro deles My Generation vendeu bastante mas não alcançou os topos da paradas, os 2 seguintes também não, A Quick One e The Who Sell Out, faziam um certo sucesso mais moderado, o sucesso veio mesmo quando lançaram esse disco aí Tommy que é uma Ópera - Rock que conta a história de um menino Cego, Surdo e Mudo que era um gênio no Fliperama. Conta desde seu nascimento, a sua recuperação, seus fieis e sua caida. Um CD impressionante que depois virou um filme com muita gente famosa como Eric Clapton, Jack Nicholson, Tina Turner, Elton John, os caras do The Who e diversos outros, cada personagem representava uma música do disco.
Faixas do disco:
"Overture" - 5:21
"It's A Boy - :38
"1921" - 2:49
"Amazing Journey" - 3:24
"Sparks" - 3:46
"Eyesight To The Blind (The Hawker)" - 2:13
"Christmas" - 4:34
"Cousin Kevin" - 4:07
"The Acid Queen" - 3:34
"Underture" - 10:09
"Do You Think It's Alright?" - :24
"Fiddle About" - 1:29
"Pinball Wizard" - 3:01
"There's A Doctor" - :23
"Go To The Mirror Boy!" - 3:49
"Tommy Can You Hear Me?" - 1:36
"Smash The Mirror" - 1:35
"Sensation" - 2:27
"Miracle Cure" - :12
"Sally Simpson" - 4:12
"I'm Free" - 2:40
"Welcome" - 4:34
"Tommy's Holiday Camp" - :57
"We're Not Gonna Take It" - 7:08
Como eu falei o interessante do álbum é as histórias que cada música conta. Na comunidade The Who - Letras Traduzidas eles postaram a tradução das letras do disco e postaram também comentários do grande Pete Townshend sobre suas faixas :
Uma viagem e tanto esse disco.
Altamente Recomendado.
Usem e Abusem.
By: Caetano

4 comentários:

Pedro Correia disse...

As duas primeiras músicas fazem SIM parte da ópera-rock.

Caetano do Nascimento disse...

Não do Tommy menino cego, mudo e surdo. Pois na segunda música o pai do menino mata o amante da mãe e ele diz que o menino viu tudo.

Pedro Correia disse...

Se você prestar atenção vai ver que o menino não nasceu cego, ele ficou assim depois de um pouco tempo de vida.

Caetano do Nascimento disse...

Realmente cara desculpa ai.
Posei a informação errada.