quarta-feira, 28 de maio de 2008

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (67) - The Beatles


Este álbum será para sempre conhecido como o álbum que mudou o "rock'n'roll".
Possuía uma forte influência do movimento psicodélico: ruídos de todos os tipos, do badalar dos sinos às palmas e interjeições da platéia de um hipotético circo onde tocava a banda do "Sargento Pimenta". O disco apresentava uma mistura de rock com variados estilos musicais, que iam do jazz tradicional à música indiana; misturava banda de fanfarra, sitares indianos e cordas ocidentais numa exuberância orquestral que unia a guitarra elétrica aos sons de música concreta de vanguarda, pré-fabricada em estúdio.
Com "Revolver" os Beatles deram um salto gigantesco em sofisticação e experimentalismo. Sgt. Pepper's é um refinamento, um "salto quântico", no qual sintetizam todas as suas influências criando um som sem igual e inconfundível. "Lucy In The Sky With Diamonds" (Lucy no céu com diamantes) permanece como um marco na fase psicodélica Britânica, graças aos seus arranjos inventivos e sua prolongada melodia. As letras iniciais do título (LSD) foram interpretadas como sendo uma alusão direta à droga, algo que John Lennon desmentiria mais tarde. Segundo John, ele não havia pensado em nada disso quando escreveu a canção. Ela foi feita a partir de um desenho de seu filho Julian, na época com 4 anos. Seja como for, era uma letra pontuada por imagens estranhas e fantásticas, que apelavam para um surrealismo típico do movimento psicodélico.
"A Day in the Life", uma das músicas mais experimentais da banda, que conta, ao seu final, com uma longa passagem produzida por três pianos e a gravação de um som produzido em 20.000 hertz – ou seja, audíveis apenas para cães. Nada mais genialmente experimental que isso.
Um verdadeiro divisor de águas, merece figurar em qualquer coleção, pois influenciou (e continua influenciando) praticamente tudo feito posteriormente.



Vocal / guitarra: John Lennon

Vocal / baixo: Paul McCartney
Guitarra: George Harrison
Bateria: Ringo Starr

Faixas
1. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Lennon, McCartney)
2. With a Little Help from My Friends (Lennon, McCartney)
3. Lucy in the Sky With Diamonds (Lennon, McCartney)
4. Getting Better (Lennon, McCartney)
5. Fixing a Hole (Lennon, McCartney)
6. She's Leaving Home (Lennon, McCartney)
7. Being for the Benefit of Mr. Kite! (Lennon, McCartney)
8. Within You Without You (Harrison)
9. When I'm Sixty-Four (Lennon, McCartney)
10. Lovely Rita (Lennon, McCartney)
11. Good Morning Good Morning (Lennon, McCartney)
12. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise) (Lennon, McCartney)
13. A Day in the Life (Lennon, McCartney)

Nenhum comentário: