terça-feira, 24 de junho de 2008

Town and Country (69) - Humble Pie




1969 foi um ano extremamente prolixo para o Pie, banda formada da junção de membros do Small Faces, the Herd e Spooky Tooth, lançaram 2 álbuns em 4 meses, ambos com propostas diferentes mas nem tão distantes em termos estéticos. “Town and Country” normalmente é a escolha mais óbvia para esta banda, mas este disco acertou em mostrar que a banda poderia ir além do boogie rock sound de tantas outras da época, apostando firme em melodias e canções acústicas, mesmo que esta direção, depois da saída de Peter Frampton, fosse deixada de lado em prol do blues boogie rock novamente.
Se o primeiro disco (As Safe as Yesterday) pegou a estética Mod e deu uma renovada colocando elementos do Folk, “Town and Coutry”, como o próprio título transparece, se propôs a elevar essa dicotomia como proposta do álbum. Da capa às faixas, tudo gira em torno de metades opostas que se complementam, e realmente assim seria o som do Humble Pie para o Humble Pie. O lado rock não sobreviveria sem o lado acústico, mais folk e vice versa. Essa ambivalência dá o toque a mais nesse disco. Essa escolha também é um sinal mais forte da presença de Peter Frampton no som da banda, já que Steve Marriot fica quase sempre com o lado mais rock, mas, aqui, mesmo ele se entrega às experimentações acústicas como em “Every Mother Son”, bem como o imaginário far West que se repetiria no álbum “Rock On” de 1971, assim temos “The Sad Bag of Shaky Jake”. E assim os dois lados se equilibram, do rock de “Shaky Jake”, “Down Home Again” e “Heartbeat”, esta última, uma maravilhosa versão para uma canção de Buddy Holly, com ótimo arranjo vocal e um lick de guitarra simples mas pegajoso, no melhor sentido da palavra. Há também o lado psicodélico bem da época “The Light of Love”, com direito a citara de Marriott, e as baladas “Take me Back”, a ótima “Home and Away” e, como não poderia faltar, a Ray Charleana “Cold Lady”.
Sem grandes acrobacias, O Humble Pie fez um disco bonito, como uma proposta cabível nas suas possibilidades e, com isso, deixou um clássico para a posteridade.

Line-up:
Steve Marriott - lead guitar
Peter Frampton - guitar
Greg Ridley - bass
Jerry Shirley - drums
Track List:
1 Take Me Back 4:52
2 The Sad Bag of Shaky Jake 2:59
3 The Light of Love 3:00
4 Cold Lady 3:22
5 Down Home Again 2:56
6 Ollie Ollie 0:50
7 Every Mother's Sun 5:43
8 Heartbeat 2:33
9 Only You Can See 3:38
10 Silver Tongue 3:20
11 Home and Away 5:55

Nenhum comentário: