sexta-feira, 6 de junho de 2008

Desolation Boulevard (74) The Sweet


Nos anos 70 o bom era ser fã do Led, do Purple, do Yes, do Genesis.. Quando você abria a boca e dizia que era fã do Sweet (ou do Kiss) o mundo caía sobre a sua cabeça. Puro preconceito. No mesmo nível das péssimas críticas que a imprensa inglesa teve a audácia de fazer aos primeiros discos do Queen e do Rush por exemplo. Hoje parece inacreditável mas foi assim que aconteceu. Após mais de três décadas a banda Sweet ainda é mais lembrada pelos erros (um deles o de ter sido popular) do que pelos acertos (ser popular com talento). Basicamente o som do Sweet era uma mistura de grupos adolescentes de fácil assimilação (mas não ruins) como os Monkees com toda uma tradição inglesa que incluía o The Who (daí vinha o peso), os Hollies (as vocalizações) e é claro os Beatles.Nesta fase o movimento glam ainda estava bombando e como havia um programa especial na TV inglesa chamado Glam Rock cada banda tentava superar as concorrentes usando as mais estapafúrdias roupas com lantejoulas, capas, saltos altos e espelhos. Um luxo só. O som muito inspirado no Deep Purple e com muitos toques glam trazia pérolas pesadas do quilate de "Sweet FA" e "Set Me Free" (Mick Tucker lembrava o estilo de bateria de Ian Paice e Andy Scott copiava os solos de Highway Star claramente) e vocais muito agudos que se tornaram uma marca registrada (o Queen também os utilizava).
Depois ainda em 74, o disco "Desolation Boulevard" ,que posto aqui também veio pesado mas mais cru, e trouxe a primeira versão de uma música que se tornaria a cara da banda:"Fox On The Run". Fora a faixa "The Six Teens" que fez muito bonito na parada britânica, alemã e holandesa. A faixa "Turn It Down" não passou do quadragésimo lugar mas em compensação ficou famosa por ter sido banida da rádio por conter a frase "Abaixe o volume pelo amor de Deus" considerada inaceitável para os padrões familiares da época!
FAIXAS DO DISCO:
1.The Six Teens
2. Solid Gold Brass
3. Turn It Down
4 .Medussa
5. Lady Starlight
6.Man With The Golden Arm
7. Fox On The Run
8. Breakdown
9.My Generation
10. I Wanna Be Committed
11. Teenage Rampage
FICHA TÉCNICA:

Brian Connolly - lead vocals
Andy Scott - lead guitar
Steve Priest - bass
Mick Tucker - drums
LINK:

2 comentários:

pearshapedhuman disse...

Thanks for the U.K. version of this album!

Márcio disse...

Márcio Miranda Diz: 18-05-2012 (Sexta feira)- Às 11h00

Nos anos 70 o bom era ser fã do Led, do Purple, do Yes, do Genesis.. Quando você abria a boca e dizia que era fã do Sweet (ou do Kiss) o mundo caía sobre a sua cabeça, quando você diz isso eu começo a rir mas isso realmente era verdade, coisas da epoca né !!!
Só para dar um exemplo disso que você falou, eu tinha um amigo que
adorava o Queen, ele me disse que
na epoca parou de ouvir o queen porque as pessoas diziam para ele, que ele também era gay pelo fato de gostar de uma banda que tinha um vocalista gay (Fredy Mercury)
Complicado emh !!!